1 de mai. de 2012

ABZ do ZIRALDO


Em 27/04/2012, recebi um belo presente de aniversário (com apenas um dia de atraso). Tive a honra de ser entrevistado pelo grande artista gráfico Ziraldo.

Aprendi a gostar do trabalho dele por intermédio de meu pai, Gedir, que na minha infância já era seu fã. Pelas mãos paternas, fui tomando contato com o lendário "Pasquim", com os livrinhos das "Anedotas do Pasquim" (e seu ratinho SIG, do Jaguar) e as obras "Flicts", "O Menino Maluquinho", "A Turma do Pererê"...

Mais tarde, já trilhando os caminhos da ilustração, ganhei de meu pai um grande livro que reunia uma parte significativa da obra de Ziraldo – o guardo até hoje com muito carinho, a dedicatória está lá. E aí percebi que o "homem" fazia de tudo em termos de desenho, e muito bem por sinal. Virei outra vez seu fã, agora não apenas como leitor mas como aspirante a profissional.

Anos depois, quando o bom Gedir já não está mais entre nós (pelo menos não neste plano), tenho a honra de participar de um dos programas dominicais que esse grande artista, aos oitenta anos, ainda realiza (e que trabalho dá uma gravação!). Fui muito bem tratado, meu trabalho elogiado, ou seja, ganhei o dia! Só não esperem um grande depoimento quando o programa for ao ar (vou avisar a data com antecedência): o corre-corre dos contra-regras e a emoção deixam um marinheiro de primeira viagem meio tonto – e a gente acaba falando algumas coisas irrelevantes e deixando de dizer outras muito importantes.

Se esse humilde post vale de homenagem à obra do homem que enfim conheci, não sei. Mas fica o agradecimento ao meu pai por esta boa influência que me foi passada, assim como o registro da visita ao velho mestre.

Aguardem a data de exibição (mas não esperem demais do depoimento (rss)).

Obs.: Há outra foto na Página/Seção FOTOS do blog.

2 comentários:

  1. ziraldo é realmente um exemplo de homem sensível e bastante entregue ao que faz!!!!!!!!!!sucesso para você!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vi sua entrevista!... Achei o máximo!!! Gostei muito. Você é um exemplo a ser seguido! Continue a alegrar o Mundo com suas belas ilustrações. Muito sucesso!... SEMPRE!!!!!
    Bjs

    Vera

    ResponderExcluir